2013/01/26

Gravadoras coreanas... elas estão no limite

*Gif do Tumblr, personalização eu fiz :D
Olá K-poppers. Como vai a vida de vocês? :D

Antes de começar o post eu gostaria de agradecer aos que comentaram na outra postagem e me deram apoio e as boas vindas eu realmente me sinto grata! Eu também gostaria de perguntar á vocês quando as  aulas de vocês voltam? As minhas voltam nessa sexta (1/2/2013), e eu não estou nada feliz por isso. Vou ficar um pouco sem postar por aqui (por causa das aulas),  mas vou me esforçar para sempre que conseguir vir aqui ficar com vocês.

Mas então, vamos ao nosso tema de hoje. Como todos nós sabemos, as gravadoras coreanas, tem aquela famosa fama de muito ruins e algumas (a SM Entertainment) até mesmo de tratar seus artistas com condições desumanas. Todos os idols são obrigados á trabalhar extremamente muito desde sua época de trainee, sim até mesmo eles que nem sabem se vão debutar eles trabalham excessivamente.


 

Isso sem contar a economia que as gravadoras fazem, aposto como você já deve ter notado uma ou duas peças iguais em apresentações ou em MV's. Mais especificamente quem faz isso de reaproveitar até demais é a SM, que no caso dever ser a maior e a pior gravadora no k-pop, pois é com frequência que vemos k-idols de lá reclamando da qualidade da empresa, e também vemos eles muitas vezes com cara de cansados tipo a Sunny tadinha.

Alguns artistas como JYJ, Block B, KARA, entre outros, tem uma coragem que eu não teria. Todos os grupos citados (e mais alguns) processaram a gravadora. Eu não teria coragem alguma de depois que alcançasse o sucesso processar aquela que me treinou, e ajudou a chegar lá. Mesmo assim ainda honro a coragem deles de sacrificar a carreira para lutar pelo direito dos idols. JYJ ainda não pode aparecer na TV, mas mostraram á Coréia como a SM trata mal seus artistas, mesmo sendo daquele tamanho.

Eu acho que isso de gravadora e artista passou de apoio ao artista á exploração do talento dos outros.Vamos criar uma situação. 
Maria é uma ótima cantora e dançarina, mas ela precisa treinar mais, pois seu talento está descoordenado e aparentemente feio. Então uma pessoa junta uma equipe de profissionais e manda eles treinarem Maria e que façam uma música em que ela possa demonstrar seu talento. 
Então eles treinam Maria durante uns anos e quando Maria finalmente estréia, a música se torna um sucesso e rende muito dinheiro.
Até aí, foi tudo um apoio á Maria para que ela pudesse treinar suas habilidades e alcançar o sucesso. Mas a história muda quando a pessoa que ajudou ela pega a maior bem maior parte do dinheiro e começa a mandar Maria treinar excessivamente para que ela possa aperfeiçoar ainda mais seu talento, e dar mais dinheiro aos outros. 
Tá ok que é necessário pagar as pessoas que ajudaram Maria, mas e o esforço que ela teve cantando e dançando durante anos, dormindo apenas 3 noites por semana, gravando a música e MV e aprendendo a  letra? Daí é que passa a ser exploração do dom com que você nasceu.

Eu sinceramente acho isso horrível e uma falta de vergonha na cara. Se você não nasceu com talento a culpa não é da outra pessoa. Dá a maior impressão que os CEO's simplesmente tem raiva por não terem talento ou por serem muito velhos para se tornarem idols e acabam descontando isso em outra pessoa que tem total condições, para fazer aquilo. Uma coisa inaceitável.  

Esse post não foi especificamente para falar mal da SM Entertainment ok? Mas a maior parte das coisas foi inspirada no que a gravadora com o maior nome e a pior fama faz. 

E vocês o que acham da exploração que as gravadoras fazem com os artistas? Isso seria uma exploração de talento? 

7 comentários:

  1. Oi(Ooooia eu aqui de novo). Puxa, as minhas começaram TERÇA Ç.Ç /sofrenu, triste isso ;-;
    CONCORDO EM TUDO novamente POSKSPOKSPOKSOPKS. Já percebi que muitos K-idols realmente sofrem e que a gravadora não se importa nem um pouco com isso, principalmente a SM, escandalos como o do Taemin e da Sica provam isso.
    Aaah ps: VOCÊ É A MINHA POSTADORA PREFERIDA, TI AMU <333 -QQ CASA COMIGO, NOW? -QQQ SOSKPOSKSPOKSPOKSPO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Realmente casos como o do Taemin e da Jessica são exemplos. Ninguém aparece com aquelas marcas e nem desmaia por nada.

      Obrigada por sempre estar deixando sua opinião nos meus posts, eu realmente gosto que as pessoas deixem a opinião delas para que eu possa me aperfeiçoar!

      E eu realmente me sinto agradecida pelos elogios, você também é um fofo *3*

      Se não fosse tão nova eu casava kawaii *-*

      Kissus

      Excluir
  2. Concordo, principalmente pelo JYJ. DBSK deu rios de dinheiro para a SM, eles eram os reis da onde hallyu, o maior fã clube - e a SM só libera 0,44% dos lucros e os meninos tinham que dividir entre eles... É MUITA SACANAGEM.
    Sinceramente, sou muito orgulhosa do JYJ - e aquilo que a SM continua chamando de DBSK não é nada, mil desculpas ao chang e o yunho, mas as melhores vozes do DBSK saíram...
    http://hallyudramas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já ouvi essa história do 0,44% (minha irmã é Cassie). Isso era simplesmente uma falta de vergonha na cara da SM.

      Changmin e Yunho são muito talentosos e lindos, mas para mim o JYJ é mais corajoso (sem ofensas ok Cassies).

      ~Kissus

      Excluir
  3. Vou "desabafar" aqui. Eu odeio a SM, sério, sempre odiei, pra mim não é só por que a gravadora tem tantas bandas famosas que é a melhor, os vídeos sempre estão numa caixa {principalmente a do SuJu, e no Teaser de I Got a Boy podia parecer que elas estavam ao ar livre com aquele garoto, mas pareceu que estavam em uma caixa do mesmo jeito '-'}, eu não amo todos os grupos da SM, só sou Shawol, tento ser ELF e curto SNSD e TVXQ {só curto, não sou super fã nem nada} então não sei dos boatos e tal, mas pra mim a SM faz os artistas trabalharem como escravos, pode até ser que não seja, mas parece '-'
    Empresa boa mesmo é a YG, sou VIP e BlackJack mas não é por isso que falo que ela é a melhor, dá pra perceber pelas fotos que os artistas de lá postam, sempre achei a YG uma empresa do tipo que trabalha mas ao mesmo tempo se diverte ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca fui muito fã de SM,gosto de todos os grupos, mas a gravadora pra mim é uma merda. Essa história da caixa, eu acho os clipes da SM entediantes por causa disso, eu gosto no máximo das músicas.

      A YG é um caso diferente, ela diverte seus artistas, se você notar todo show da YG é uma bagunça porque até os shows tem uma história! Empresa realmente respeitável ^.^

      Excluir
  4. Eu acredito que tenha um aspecto cultural. Os orientais em geral levam ao extremo o trabalho ou estudos. Eles tem que ser os melhores. Ainda dizem que isso é mais radical na Korea, com uma concorrência absurda no merda koreano. Então as pessoas tem que ser perfeitas, por isso mtas cirurgias plásticas na korea. Realmente nós não entendemos esse aspecto cultural de treinar ao extremo.
    Como descrito no post, eu não vejo mta diferença de uma grande gravadora koreana para uma grande montadora automobilística japonesa. Exploram seus funcionários e pagam mal, nesse ponto eu não acho que seja apenas uma coisa da cultura, mas o problema do que é o capitalismo mesmo.

    ResponderExcluir

Que tal comentar? É de graça, não dói nada e faz bem para o coração do autor!

Apenas peço que:
- Comente a vontade, dê sua opinião, faça críticas, esclareça suas dúvidas e dê suas sugestões sobre o assunto referente às postagens;
- Use um vocabulário livre para todas as idades;
- Não ofenda ninguém em hipótese alguma;
-Aceito “segue meu blog/site?” apenas se seguir o meu;
-Qualquer problema: nannda_lee@live.com

Muito obrigada por seu comentário e por sua presença!